Tenho a imensa satisfação de compartilhar neste espaço a produção de texto
da aluna Luíse Gauer Shulte – aluna 1ª série do Ensino Médio a partir dos
conteúdos abordados no bimestre, com base nos textos do livro didático
GEOGRAFIA Contextos e Redes. Cap. 5).
O
Planeta Terra – 1ª parte
Qual
é a origem do universo? Em que momento de sua história surgiu o Planeta Terra?
Como isso aconteceu? Há quanto tempo? Desde quando nós humanos, fazemos parte
de tudo isso? A muito, muito tempo, as pessoas se fazem essas perguntas.
Trata-se de um assunto que desperta curiosidade e fascínio.
As
primeiras tentavas de explicar essas questões foram através das mitologias.
Nelas, a criação do universo e do Planeta Terra é atribuída a divindades. O
mito grego, por exemplo, diz que no começo não havia nada. Esse nada era
personificado pelo deus Caos. Ao se sentir muito sozinho, Caos criou a deusa
Gaia, que representava a Terra. Gaia, por sua vez, criou Urano, o deus do céu.
Gaia e Urano então tiveram muitos filhos. Esses filhos também tiveram filhos.
Todos esses deuses e deusas fizeram com que surgisse tudo o que conhecemos: o
Sol, a Lua, os oceanos, as florestas, e os próprios humanos.
Por
muitos séculos acreditou-se que a Terra era uma superfície plana e que tudo o
que viam no céu girava ao seu redor, enquanto ela ficava parada (teoria do
Geocentrismo). Os primeiros registros que contestaram a ideia de que a Terra
era plana são da Grécia Antiga, entre os séculos V e VI a.C., onde matemáticos
e astrônomos desenvolveram observações e cálculos nesse sentido. O maior
exemplo disto foram os estudos do grego Eratóstenes. Ele percebeu que, ao
meio-dia do dia do solstício de verão, os raios de sol iluminavam completamente
o fundo de um poço em Siena (no sul do Egito), mas que isso não acontecia em
Alexandria (no norte do Egito), sob as mesmas condições. Com isso, ele concluiu
que a Terra era esférica e conseguiu calcular sua circunferência, medindo a
distância entre as cidades e a diferença do ângulo de incidência dos raios
solares. Eratóstenes obteve como resultado 39.700 km (hoje sabemos que, na
verdade, este número é 40.008 km. Mesmo assim, é impressionante o quão perto
ele chegou).
Havia
também maneiras mais fáceis de perceber a curvatura da Terra para aqueles que
não eram matemáticos ou astrônomos. Um navio partia do porto e, depois de
percorrer uma certa distância, desaparecia no horizonte, coisa que só é
possível porque a Terra é esférica. Possuir essa noção tornou os mapas e as
cartas de navegação muito mais precisas. Com a evolução da tecnologia, os
humanos foram concretizando ou descartando várias de suas teorias. Desde a ida
do primeiro ser humano para o espaço (Yuri Gagarin, em 1961) até a construção
de satélites para os mais diversos fins, temos finalmente certeza de que a
Terra é esférica, pois vimos com nossos próprios olhos. Hoje, é comum para nós
a imagem da Terra vista do espaço.
Atualmente,
sabemos que a Terra e tudo que há nela, resulta de vários processos em
constante interação. Nesses processos atuam diversos fatores, responsáveis por
tornar o Planeta diferente de todos os outros no universo que conhecemos, o que
o torna especial. A distância em que a Terra está do Sol determina a
temperatura. Um pouco mais perto e seria quente demais. Um pouco mais longe e
seria frio demais. Portanto, a distância entre a Terra e o sol permite que a
temperatura seja ideal para que haja água em estado líquido. Ou seja, ideal
para a vida.
Outros
fatores a considerar: a gravidade, que nos segura na superfície terrestre; a
rotação do planeta que promove alternância de temperatura para que não haja
lugares sem calor e luz do sol e lugares que os recebam em excesso; as plantas,
que nos proporcionam uma atmosfera rica em oxigênio; os movimentos geológicos
(por incrível que pareça, as erupções vulcânicas e os terremotos, que hoje
causam tanto estrago, foram fundamentais para a formação do planeta , pois
promoveram a circulação de componentes químicos essenciais para o surgimento da
vida. Se tudo estivesse agrupado em um único e estático bloco, a vida poderia
não ter acontecido).
Saber
de todo processo é uma maneira de compreender como o nosso mundo funciona, e de
como devemos agir para manter a preservação dele. Quanto mais estudamos a
formação da terra, mais conseguimos percebê-la ao nosso redor. A paisagem observada
atualmente é resultado das mudanças que ocorreram ao longo de milhares de anos,
devido ao movimento da natureza terrestre e mais recentemente, a partir da ação humana.
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