Os textos foram criados por alunas da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS FRIES, Série, 2ª II na disciplina de GEOGRAFIA, com base nos estudos do capítulo 11, Quadro ambiental do Planeta, do livro Geografia Geral e do Brasil - Ensino médio. Volume único. Autores James e Mendes, Editora FTD. São Paulo, 2005.
Opinião de Jade Heberle e Patricia Graciela Franke
Alunos da 2ª Série do ensino médio.
O que penso sobre os problemas ambientais que vem afetando nossas vidas já faz um bom tempo? Inicialmente, acredito que a situação do meio ambiente não é como antigamente. Está se tornando cada vez mais crítica. Problemas relacionados a ele vêm surgindo e se agravando cada vez mais, como o aquecimento global, o desmatamento, as enchentes, dentre muitos outros.
Sabe-se que os processos de urbanização e de industrialização são essenciais para que um país se desenvolva, porém estes mesmos processos acabam gerando problemas ambientais graves - poluição atmosférica e poluição dos rios. O homem acaba visando o desenvolvimento acima de tudo, e, desta forma, acaba passando por cima de florestas e mananciais, destruindo-os, e assim, de uma forma ou outra, acaba prejudicando a si próprio.
O mais preocupante é o enorme descaso do homem – individuo, em relação ao meio ambiente. Quantas vezes vemos alguém jogar lixo no chão? Várias. Em todo momento, todos os dias. Mas as mesmas pessoas que fazem isso estão condenando a si próprias e as demais. Pois o ser humano é egoísta, pensa apenas em si.
O homem é o único animal racional no mundo, e ainda assim faz o que faz. O que fazer então para acabar com esses problemas que o próprio homem cria? Não se deve esperar que governadores, ambientalistas, ou qualquer que seja para resolver os problemas. Cada um deve apenas fazer a sua parte, conscientes, e assim abandonar esse descaso que temos em relação ao meio ambiente, pois ao todo no mundo, há mais de 6,6 bilhões de pessoas, e se, cada um fizer a sua parte, já é suficiente para que se possa viver nesse planeta chamado Terra por muito mais tempo.
Quadro ambiental no planeta
O modo de vida consumista da sociedade hoje é critica. Não há recursos naturais disponíveis para atender ao consumo sem limites, e o que é produzido de lixo, a partir disso, haveria necessidade de pelo menos quatro ou cinco planetas Terra para atender a demanda. A expansão da urbanização e das atividades industriais tem acarretado um preocupante aumento dos índices de poluição. Há muitos tipos de poluição que estão invadindo cada vez mais o planeta.
Com o passar do tempo o sistema capitalista passou a explorar a natureza, deixando de lado os elementos fundamentais para a manutenção da vida na Terra, como por exemplo: a água, os minerais, as florestas, os ecossistemas, que correm risco de desaparecer, provocando um enorme desequilíbrio ambiental, causando vários problemas, tais como, a poluição atmosférica, promovida pela queima de combustíveis fosseis, produzindo grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), a chuva ácida, caracterizada por apresentar grande concentração de ácidos dissolvidos, resultantes da contaminação da atmosfera por compostos de óxidos de enxofre e de nitrogênio, o buraco na camada de ozônio que é um gás azul, encontrado entre a troposfera e a estratosfera, e age como filtro que protege o planeta da radiação ultravioleta, o efeito estufa artificial, alterado pelo processo de industrialização, que faz com que a atmosfera receba um enorme volume adicional de gases, dificultando a dissipação do calor, a inversão térmica que ocorre em uma área urbana, onde uma massa de ar frio penetra sob uma camada de ar quente e as ilhas de calor, quando há um aumento de temperatura nas áreas centrais das maiores manchas urbanas.
O crescimento da população, e o aumento do consumo levaram a humanidade a uma enorme produção de resíduos, que causam poluição quando são depositados de forma inadequada no ambiente. Então, a situação do planeta não está nada boa, mas nem tudo está perdido, há muita coisa que nós, a população em geral, podemos fazer. Não devemos esperar sempre por uma atitude do próximo. Quantas vezes sem querer jogamos lixo nas ruas, nos rios? Como mudar essa situação? A única coisa que devemos fazer é nos responsabilizar por nossos atos e nos conscientizar, porque de alguma forma estamos destruindo o nosso planeta.