sábado, 10 de outubro de 2009

Reflexões que permeiam as mentes.

Os desequilíbrios ambientais estão ficando evidentes. As alterações bruscas no tempo estão influenciando diretamente os climas, nas mais diversas partes do globo. São conseqüências da evolução do planeta? Ou são respostas aos seres humanos do descaso com a falta de cuidados e a exploração do lugar onde foram abrigados? O que está ao alcance da ciência para que sejam desvendados todos estes episódios catastróficos? Quais são as mensagens que devem ser lidas por toda humanidade? São reflexões que permeiam as mentes e que suscitam novas atitudes.
Os jovens também são provocados a questionar e refletir. Logo abaixo segue um texto, parte de um estudo realizado com os alunos do ensino médio da segunda série. (Prof Raquel)

Marcas da destruição.
Por Aline Engelmann

O século XXI chegou e as marcas da destruição desordenada da natureza estão cada vez mais preocupantes. Os impactos ambientais eram muito pequenos no início da história do homem. O aumento populacional e o desenvolvimento tecnológico, no decorrer do tempo, intensificaram rapidamente a dimensão desses impactos. Na natureza existe uma harmonia nas relações entre os seres vivos e o meio ambiente. É o chamado equilíbrio ecológico, e o homem quebrando essa harmonia provoca os impactos ambientais.

É verdade que a própria natureza, com erupções vulcânicas, terremotos, furacões, maremotos, também provocam grandes estragos no meio ambiente. Mas é preciso lembrar que muitas vezes, ela responde as agressões que são submetidas pelo homem. Tempestades ou secas rigorosas ocorrem em virtude das mudanças climáticas decorrentes dos desmatamentos. E o uso inadequado dos solos para a agricultura tem aumentado o processo de desertificação em quase todos os continentes.

Sem dúvida, a chamada sociedade de consumo, que se formou a partir do modelo capitalista, na qual, para ser feliz não basta consumir o necessário, mas, se possível, também o supérfluo, acabou com as relações do homem com o meio ambiente. Passando assim a enxergar a natureza como um simples depósito de matérias-primas, e explorá-la de uma forma descontrolada, em busca apenas do seu conforto.

Mas como já sabemos, a industrialização foi o que mais acelerou o processo de destruição da natureza. Com a revolução industrial e a revolução tecnológica, o homem não é mais submetido ao meio natural. Desenvolveu técnicas para vencer os obstáculos naturais e explorar os recursos que o meio ambiente lhe oferece.

O homem desconhecendo ou simplesmente ignorando que os recursos naturais são findáveis explora a natureza além dos seus limites, desrespeitando qualquer forma de recuperação. Mas toda essa agressão à natureza não ficou impune. Os inúmeros impactos ambientais que vem ocorrendo ao longo da história, ameaçam não só a sobrevivência do homem, como os demais seres vivos da Terra.

Exemplo disso está o nosso bem mais precioso. Água fonte da nossa sobrevivência. Existem dados que mostram que apenas 0,44% da água disponível hoje no nosso planeta podem ser aproveitados pelo homem, que em 2025 vamos ter que sobreviver com apenas 50 litros de água e ainda de má qualidade por dia, e que em alguns anos a água será mais cara que a gasolina. Nem assim somos capazes de nos dar conta do tamanho da sua importância, de como ela deve ser preservada.

A situação está se agravando cada vez mais, e as pessoas continuam a pensar que esse é um problema futuro. O que mais será preciso acontecer para que ocorra uma conscientização geral da humanidade?

sábado, 19 de setembro de 2009

Descaso ambiental

Os textos foram criados por alunas da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS FRIES, Série, 2ª II na disciplina de GEOGRAFIA, com base nos estudos do capítulo 11, Quadro ambiental do Planeta, do livro Geografia Geral e do Brasil - Ensino médio. Volume único. Autores James e Mendes, Editora FTD. São Paulo, 2005.
Opinião de Jade Heberle e Patricia Graciela Franke
Alunos da 2ª Série do ensino médio.

O que penso sobre os problemas ambientais que vem afetando nossas vidas já faz um bom tempo? Inicialmente, acredito que a situação do meio ambiente não é como antigamente. Está se tornando cada vez mais crítica. Problemas relacionados a ele vêm surgindo e se agravando cada vez mais, como o aquecimento global, o desmatamento, as enchentes, dentre muitos outros.
Sabe-se que os processos de urbanização e de industrialização são essenciais para que um país se desenvolva, porém estes mesmos processos acabam gerando problemas ambientais graves - poluição atmosférica e poluição dos rios. O homem acaba visando o desenvolvimento acima de tudo, e, desta forma, acaba passando por cima de florestas e mananciais, destruindo-os, e assim, de uma forma ou outra, acaba prejudicando a si próprio.
O mais preocupante é o enorme descaso do homem – individuo, em relação ao meio ambiente. Quantas vezes vemos alguém jogar lixo no chão? Várias. Em todo momento, todos os dias. Mas as mesmas pessoas que fazem isso estão condenando a si próprias e as demais. Pois o ser humano é egoísta, pensa apenas em si.
O homem é o único animal racional no mundo, e ainda assim faz o que faz. O que fazer então para acabar com esses problemas que o próprio homem cria? Não se deve esperar que governadores, ambientalistas, ou qualquer que seja para resolver os problemas. Cada um deve apenas fazer a sua parte, conscientes, e assim abandonar esse descaso que temos em relação ao meio ambiente, pois ao todo no mundo, há mais de 6,6 bilhões de pessoas, e se, cada um fizer a sua parte, já é suficiente para que se possa viver nesse planeta chamado Terra por muito mais tempo.


Quadro ambiental no planeta

O modo de vida consumista da sociedade hoje é critica. Não há recursos naturais disponíveis para atender ao consumo sem limites, e o que é produzido de lixo, a partir disso, haveria necessidade de pelo menos quatro ou cinco planetas Terra para atender a demanda. A expansão da urbanização e das atividades industriais tem acarretado um preocupante aumento dos índices de poluição. Há muitos tipos de poluição que estão invadindo cada vez mais o planeta.
Com o passar do tempo o sistema capitalista passou a explorar a natureza, deixando de lado os elementos fundamentais para a manutenção da vida na Terra, como por exemplo: a água, os minerais, as florestas, os ecossistemas, que correm risco de desaparecer, provocando um enorme desequilíbrio ambiental, causando vários problemas, tais como, a poluição atmosférica, promovida pela queima de combustíveis fosseis, produzindo grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), a chuva ácida, caracterizada por apresentar grande concentração de ácidos dissolvidos, resultantes da contaminação da atmosfera por compostos de óxidos de enxofre e de nitrogênio, o buraco na camada de ozônio que é um gás azul, encontrado entre a troposfera e a estratosfera, e age como filtro que protege o planeta da radiação ultravioleta, o efeito estufa artificial, alterado pelo processo de industrialização, que faz com que a atmosfera receba um enorme volume adicional de gases, dificultando a dissipação do calor, a inversão térmica que ocorre em uma área urbana, onde uma massa de ar frio penetra sob uma camada de ar quente e as ilhas de calor, quando há um aumento de temperatura nas áreas centrais das maiores manchas urbanas.
O crescimento da população, e o aumento do consumo levaram a humanidade a uma enorme produção de resíduos, que causam poluição quando são depositados de forma inadequada no ambiente. Então, a situação do planeta não está nada boa, mas nem tudo está perdido, há muita coisa que nós, a população em geral, podemos fazer. Não devemos esperar sempre por uma atitude do próximo. Quantas vezes sem querer jogamos lixo nas ruas, nos rios? Como mudar essa situação? A única coisa que devemos fazer é nos responsabilizar por nossos atos e nos conscientizar, porque de alguma forma estamos destruindo o nosso planeta.

Sobre os problemas ambientais?

Os textos foram criados por alunas da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS FRIES, Série, 2ª II na disciplina de GEOGRAFIA, com base nos estudos do capítulo 11, Quadro ambiental do Planeta, do livro Geografia Geral e do Brasil - Ensino médio. Volume único. Autores James e Mendes, Editora FTD. São Paulo, 2005.


QUADRO AMBIENTAL DO PLANETA (MARINÊS FERRARI)

Algo que vem preocupando a humanidade atualmente é o crescimento desenfreado da população e a falta de alimentos, duas coisa que certamente não combinam. Para corresponder as necessidades de consumo da população seriam necessário mais três ou quatro planetas, mas isso não é possível, quer dizer, não há recursos naturais disponíveis para atender as necessidades da população mundial. A falta de alimentos é preocupante e os elementos mais importantes para a vida na Terra correm o risco de desaparecer. Água, fontes de energia e minerais quando usados de forma desenfreada, acabam se esgotando da superfície terrestre. Isso prova os evidentes desequilíbrios ambientais, ou seja, nosso modo de vida está ficando insustentável no planeta em que vivemos.
Com o forte crescimento populacional o planeta vem enfrentando vários problemas atmosféricos como: poluição, chuva ácida, formação de um buraco na camada de Ozônio e o agravamento do Efeito Estufa; problemas urbanos: inversão térmica, ilhas de calor; principalmente na questão da água a poluição de rios, fontes e aquíferos em todo o mundo tornando-a cada vez mais escassa. Mas os problemas não param por aí, a degradação dos solos, a devastação das florestas e a enorme produção de lixo, também preocupa, pois vai se agravando cada vez mais;
Todos esses problemas impulsionaram várias conferências internacionais para tentar resolver essa questão como: ECO-92 (Cúpula da Terra) realiza no Rio de Janeiro em 1992; Protocolo de Kyoto documento que prevê um corte de 5,2% nas emissões de gases causadores do efeito estufa, em 2001 178 países assinara o documento; RIO+10 (Cúpula do Desenvolvimento Sustentado) estabeleceu ações para melhorar a qualidade de vida; AGENDA 21 busca romper com os modelos de planejamento que valorizam as questões econômicas. Mas para tudo isso de certo todos nós temos que fazer a nossa parte, porque a vida no planeta depende acima de tudo de nós, e das ações que praticamos hoje.
Nosso planeta vem sofrendo várias alterações com as atitudes do ser humano, ou seja, se não mudarmos nossas atitudes estaremos acabando com o nosso próprio lar. Não adianta só esperarmos por “milagres” do governo e instituições internacionais para salvar o planeta temos que começar, nós mesmos com atitudes simples, mas que transformam. Não adianta jogar a culpa nos governos, dizendo que não faz nada se nós também não estamos nem aí. Fazemos campanha para reciclar o lixo, preservar a natureza, não poluir, e em nossas casas misturamos o lixo, jogamos papel na rua sem nos darmos conta que também estamos poluindo. O que falta na verdade, é agirmos com responsabilidade e compromisso com o nosso futuro.



A onda Verde (Caroline Horn)

A “onda” do século XXI é ser ecologicamente correto, buscar alternativas de energias renováveis. E por mais que muitas pessoas estejam envolvidas no modismo, muito pouco é realmente feito. Muitas propostas são apresentadas para a sociedade que vê, nas mesmas, além de alternativas para diminuir a poluição, soluções que podem ser prejudiciais, se não reduzirem o seu bem estar e comodismo.
Toda a situação atual só pode ser entendida quando observando o século XX, ou o chamado século das grandes transformações. Foi neste período que o homem, após ter se tornado “dono” do mundo, passou a conquistar territórios, com guerras e a querer mostrar sua superioridade através do dinheiro. Esta fase coincidiu com o imperialismo dos EUA e a difusão do capitalismo como modelo socioeconômico.
Há que lembrar, também, da industrialização e das cidades, que passaram a produzir mais para a sua população cada vez mais consumista, e, que cresceu de forma descontrolada, ocasionando mais poluição do ar e criação dos grandes conglomerados urbanos. O que se percebe no século XXI é que a natureza pode tomar de nós tudo o que tiramos dela.
Com isso, depois de muito destruir, é preciso criar idéias para reconstruir, ou pelo menos manter. Os esforços que empreendemos não produzem os efeitos desejados, ou são feitos de forma errada. E os maiores produtores de gases poluentes não abrem mão de sua evolução com base no desenvolvimento econômico. Tal afirmação pode ser comprovada pelo tratado de Kyoto, acordo mundial que visa a redução de CO², e que os EUA se negam a assinar já que isso prejudicaria a produtividade de suas fábricas.
No entanto não podemos desistir. Vou repetir o velho clichê: faça a sua parte e reze para que os poderosos pensem no futuro, não apenas no hoje. Para nós, é fundamental que exista o amanhã.

sábado, 18 de julho de 2009

A conquista do paraíso nas aulas de Geografia.

Atividade realizada com os alunos do ensino médio: Assistir ao filme 1492 – A conquista do paraíso. Nas aulas subseqüentes, aconteceu um momento de reflexão com cada turma de alunos. Um debate de idéias. Cada um podia expor quais foram as mensagens retiradas da obstinação de um sonhador e o que foi necessário para ele conquistar os seus sonhos. Cristóvão Colombo, no filme, aparece como o bem, a harmonia, já outro personagem, o Sanchez, representa a ganância, o poder pelo poder. Uma das produções, a partir do filme e das reflexões em sala de aula, é de Beatriz Ritter Kirst, aluna da 2ª série do ensino médio - vespertino.


1492- A Conquista
do paraíso.







Cristóvão Colombo o nome do sonhador
Idade média era a época
Europa o cenário
O caos tomava conta,
Em nome de um 'certo' senhor
Pessoas eram queimadas sem pudor
Esse homem que a tudo assistia
Consigo trazia
A esperança de um novo mundo
Onde tudo vivesse em harmonia

Sabia que redonda era a Terra
Mas muito tinha que provar
Dificuldades ele teve que enfrentar
Para ajuda financeira ganhar
Teve ele de, alguns sonhos, abdicar
Para convencer a Rainha e o Clero
Desculpa teve que dar
Dizia que a busca era por ouro
E povos para catequizar
Assim Colombo teve apoio.
Sua viagem então começou
Porém a distância não era a que ele falou

O tempo passou
E os marujos se revoltaram
Cristóvão usou mais uma vez
Sua lábia infalível
Os marujos acreditaram.
Quando a terra foi vista
Foi incrível
Era a ilha de São Salvador.

Nativos lá encontraram
Conseguiram se comunicar
E passivamente conviver,
Viram que ouro os nativos tinham
E começaram a garimpar
Porém Colombo acreditava
Que no Oriente estava
E voltou a navegar
Para as Novas Índias encontrar
Mas só as ilhas foram encontradas

A viagem de volta a Espanha foi realizada
Alguns tripulantes nas Ilhas ficaram
Assim como os Índios
Que para a Europa levaram
Ao chegarem heróis viraram
E tudo sobre a nova terra
Para os Nobres contaram.
Uma nova viagem programou.
Muito mais pessoas embarcaram
Chegando às ilhas viram que
Seus conterrâneos lá já não estavam
E alguns, por isso se revoltaram
Mas Cristóvão não queria Guerra
E acreditou que não foram os Nativos os culpados
Os responsáveis vinham de outra terra.

Uma cidade começou a ser construída
Na terra invadida
Porém as coisas saíram do controle
Desavenças ocorreram
E assim muitos morreram
Para piorar
A natureza resolveu ajudar
Um tornado lá se formou
E junto com ele
A cidade arrastou
Tal noticia, na Espanha chegou
E assim, o condenaram
Pior que isso foi à notícia
De que certo Italiano
O continente encontrou

Cristóvão para Espanha voltou
E prisioneiro virou
Por que índios matou
Nobres desrespeitou
E não cumpriu o que jurou.
A verdade é que Colombo sonhou
E por este sonho lutou
E embora na época não ter sido reconhecido
Hoje sabemos o quanto foi atrevido
E reconhecemos seus feitos
Cristóvão Colombo, o nome do DESCOBRIDOR.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

CONFLITOS NO MUNDO - RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

A QUESTÃO IRLANDESA

A questão da Irlanda começou por causa da religião?
R: Não, foi por causa do sentimento nacionalista irlandês e, por questões políticas e territoriais. A religião apenas foi incorporada ao conflito já existente.

2) Oque era Irish Republican Army ou IRA?
R: Exército Republicano Irlandês, surgiu em 1919, que passou a utilizar-se da guerrilha e do terrorismo na luta pela independência.

3) O território Ulster passou a ser chamado de..........?
R: Irlanda do Norte.

4) Como se diferenciam as províncias do Norte e do Sul da Irlanda?
R: As províncias do Sul, de maioria católica e de população de origem irlandesa, e as províncias do Norte (Ulster), de maioria protestante e de população de origem inglesas.

O CANAL DO PANAMÁ

1)Quando houve a necessidade de um caminho que ligasse o Oceano Atlântico ao Pacífico?
R=A necessidade já era encontrada por diversos navegadores ao longo da história, mas foi só em 1520 que o português Fernão de Magalhães descobriu um estreito que pudesse servir de atalho entre os dois oceanos.

2) Quais foram as dificuldades encontradas por Ferdinand de Lesseps na construção do canal?
R=A diferença do tipo de relevo, terreno e clima, e principalmente as doenças tropicais.

3) Porque os EUA estavam convencidos que podiam terminar o projeto? E como o país conseguiu permissão para continuar a obra?
R=Principalmente pela importância militar e econômica que o canal forneceria ao país. E a permissão foi concedida depois que o Panamá conquistou independência, e passou todo o controle da zona do canal aos EUA.

4) Assinale verdadeiro ou falso:
( ) O controle da Zona do canal foi concedida aos EUA pela Colômbia em 1525.
( ) O projeto criado pelo francês Ferdinand de Lesseps, tinha como base duas comportas, para a formação de um lago artificial.
( ) O projeto original foi alterado 5 vezes até a conclusão da obra.

5) Quando o controle do canal foi devolvido ao Panamá, quais foram as conseqüências?
R=Desde que o controle foi devolvido ao Panamá o canal vem sofrendo melhoras financeiramente, batendo recorde de tráfego, e de segurança.

MÉXICO – A Revolta dos Chiapas

1] O que é o EZLN? Quando e onde foi fundada?E quantos integrantes ela possuía no inicio?
R: A EZLN é o Exército Zapatista de Liberação Nacional, fundado em 1982 no estado de Chiapas, tinha apenas 6 integrantes.
2] O que é o CCRI?
R:O CCRI é o Comitê Clandestino Revolucionário Indígena. É a instância superior de todo o processo de organização zapatista, ou seja, todas as decisões zapatistas importantes são tomadas por ele.
3] Quais os principais objetivos dos indígenas que vivem no Chiapa?
R: Eles querem Justiça, Liberdade e Democracia.Eles desejam autonomia e direitos constitucionais que lhe assegurem a propriedade coletiva das terras indígenas além de quererem preservar sua cultura, seus costumes.
4] De acordo com as informações da apresentação assinale V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas;
( F ) Os Chiapas possuíam um vasto arsenal composto apenas de armas de ultima geração, pois desejavam dominar os estados vizinhos.
( V ) Os Chiapas lutam por seus direitos e pela preservação de sua cultura. Para isso eles fundaram a EZLN e a CCRI.

O APARTHEID NA ÁFRICA.

O que é o Apartheid?
R- O Apartheid é um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente.

02- Aonde aconteceu e quanto tempo durou?
R- O Apartheid aconteceu na África do Sul e durou 42 anos.

03- O que aconteceu no ano de 1960?
Foi realizada uma manifestação contra o Apartheid de uma forma pacífica onde 60 negros foram mortos pela polícia.

04- Quando o Apartheid teve fim ?
O Apartheid teve fim somente em 1994, quando Nelson Mandela alcançou a presidência.

A QUESTÃO DE PORTO RICO

1 - Qual é o atual status de Porto Rico?
R : Porto Rico tem o status de Estado Livre Associado aos EUA.

2 - O que declarava a Lei Jones de 1917?
R = A Lei Jones declarava Porto Rico território dos EUA “organizado mas não incorporado”. O governo interior
organizava-se democraticamente, mas o governador e outros altos funcionários continuavam sendo designados pelo presidente americano.

3 - Que movimento originou uma onda de nacionalismos e separatismos aos porto-riquenhos?
R - O movimento que originou uma onda de nacionalismos e saperatismos aos porto–riquenhos foi a Revolução castrista que ocorre no país vizinho – em Cuba.

4 – Quais os principais Partidos de Porto Rico?
R - O Partido Novo Progressista, que postulava a transformação de Porto Rico para um novo estado federado dos EUA; O Partido Popular Democrático, que preconizava a manutenção da condição de Estado Livre associado; Partido
Independente Porto-Riquenho, defendia a criação de uma nação independente; e o Partido Socialista Porto – Riquenho, também a favor da independência.

5 - Os EUA interferem na política e economia de Porto Rico, de que forma Porto Rico interfere na politica americana?
R - Porto Rico esta representado no Congresso dos Estados Unidos por um delegado residente, com voz, mas sem direito a voto. Os porto-riquenhos não têm direito a voto nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

ANGOLA E MOÇAMBIQUE

Angola e Moçambiques eram colonias de qual país?
R= Portugal.
2- Os sistemas coloniais adotados pelos dois países eram?
R= Capitalistas.
3- O que dificultou o desenvolvimento dos dois países?
R= Guerrilhas mercenárias, que eram financiadas pelas potências capitalistas, destruíam estradas, centrais elétricas e pontes.



A QUESTÃO DA CATALUNHA.

1)Qual foi o principal motivo que levou a ditadura de Francisco Franco?E como foi marcado esse período na Espanha?
R= O principal motivo que levou a ditadura de Franco foi a vitória dos militares na guerra civil espanhola. Essa guerra foi marcada como o período negro na Espanha moderna.

2) Como a Catalunha conquistou independência para se tornar uma nação dentro de uma nação?
R= Em 1978 foi aprovada uma constituição e criadas 17 novas regiões autônomas. A Catalunha conquistou maior autonomia por ter uma cultura e língua própria.

3) Sobre a ditadura de Francisco Franco responda.
a) Qual foi o regime instituído?
b) Quais foram os principais feitos do seu governo?
c) Quando foi feita a transição para a democracia?
a)Foi instituído um regime de partido único, em que exerce os poderes Executivo e Legislativo e controla o Judiciário.
b)Manteve o país fora da Segunda Guerra Mundial e restaura a monarquia que passa a ser regente vitalício.
c)Foi o rei Juan Carlos que fez a transição da ditadura para a democracia parlamentar apos a morte do ditador em 1975.

4) Sobre a Catalunha atual responda:
a) Como está hoje dividido o seu território?
b) Quais são os principais setores econômicos?
a) A Catalunha está dividida administrativamente em quatro províncias Província de Barcelona, Província de Girona, Província de Lérida, Província de Tarragona.
b)Os principaispais setores da economia da Catalunha são o turismo, a indústria e os serviços.

Sobre a Catalunha assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(V) a Catalunha é uma comunidade autónoma com uma língua própria e uma tradição cultural reconhecida.
(F) foi o rei Afonso XIII quem fez a transição da ditadura para a democracia parlamentar na Espanha, e mais tarde criou as 17 regiões autónomas.
(F) a ditadura de Franco beneficiou muito a Catalunha pois apoiou a cultura catalã, e deu autonomia para que esta tomasse decisões sem a interferência do país.


A CRISE CUBANA


1)Quais os motivos da população em apoiar Fidel Castro?
R: Os norte-americanos interessavam-se apenas na exploração econômica de Cuba desde a independência do país, eles não se importavam com a miséria em que vivia a população cubana, que estavam cansados da situação de que viviam.

2) O que causou a Crise em Cuba?
R: Cuba mesmo depois de se tornar um país independente, vivia as custas dos Estados Unidos e da União Soviética ao adotar o sistema socialista. Os norte-americanos, após a revolução cubana criaram um bloqueio econômico que dura até hoje. Já a União Soviética deixou de “bancar” cuba.

3) Qual foi um dos pontos altos da Guerra Fria que ocorreu nesse período?
R: Em 1962 houveram relatórios não confirmados de que os soviéticos estavam instalando mísseis nucleares em Cuba. Imagens de Sensoriamento Remoto de satélites e especialmente aviões U-2, forneceram provas incontestáveis de que os rumores eram verdadeiros. A confrontação entre o Presidente Kennedy e o Premier Kruschev levaram o mundo a beira de uma nova guerra mundial. Ambas as superpotências se basearam fortemente na interpretação de imagens de Sensoriamento Remoto para fazer as suas avaliações e decisões. Esta foi a Crise do Mísseis.


CONFLITOS TRIBAIS NA ÁFRICA

1-Quais foram as tribos protagonistas das guerras tribais na África?
R:Foram os Tutsis e os Hutus
2-Qual foi o principal motivo que levou ao apogeu dos conflitos tribais África?
R:O principal motivo para os conflitos tribais foram as divisões que, com o fim da primeira guerra mundial, os belgas fizeram.Colocando tribos rivais como Hutus e Tutsis em um mesmo território, contradizendo as antigas tradições.
3-O que aumentou ainda mais a rivalidade entre Tutsis e os Hutus?
R:A rivalidade entre as duas tribos aumentou ainda mais com a formação de uma elite favorecida formada por Hutus nos anos 50.
4-Quando foram realizadas as primeiras eleições em Ruanda?Quais são as acusações que a União Européia fez sobre essa eleição?
As primeiras eleições em Ruanda foram realizadas em agosto de 1994.A União Européia acusou as eleições de fraude e irregularidades.
5-Quem atualmente é o acusado dos ataques feitos ao avião de Juvenal Habyarimana em 1994?
R:O acusado deste ataque foi Kagame, o presidente eleito em 2003 de origem Tutsi.


O POVO CURDO

1] Em quais países do Oriente Médio vivem os curdos?
R] Os curdos vivem principalmente na Turquia, Iraque,Síria, Irã e Armênia.
2] Qual é a religião predominante atualmente entre os curdos?
R] Atualmente a religião predominante entre os curdos é a muçulmana.
3] Assinale V nas alternativas Verdadeiras e F nas falsas.
( F ) Atualmente o povo curdo representa um dos povos de maior numero no continente afrinano.
( V ) Os curdos são constituidos por agrupamentos de pessoas que vivem em forma de tribos.
( V ) A principal atividade economia dos curdos é o pastoreio e fabricação artesanal de tapetes

GUERRA DA CORÉIA

1] O que significou o paralelo 38º?
R: Em termos técnicos, o paralelo 38º significou a divisão das duas Coréias, no norte socialista( Cor)éia do Norte e no sul capitalista(Coréia do Sul). Foi assinado em 1948.
2] Com relação aos slides “Principais Forças Envolvidas”, o que pode-se concluir?
R:Pode-se concluir que a Coréia do Norte estava muito bem preparada para o combate, enquanto a Coréia do Sul possuía cerca de 100 mil soldados, sem muita artilharia nem tanques.
Caso a Coréia do Sul não conta-se com as tropas da ONU e dos EUA, ela seria derrotada facilmente, pois seus recursos militares eram muito limitados em comparação aos da Coréia do Norte e da China.
3] Assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas afirmações falsas:
( F ) A Coréia do Sul visava invadir a Coréia do Norte com intenção de unificar as duas sob regime comunista.
( F ) O paralelo 38º foi fundado em 1984 visando a divisão da Coréia em duas, uma socialista e outra capitalista.
( V ) A guerra durou cerca de três anos e foi um dos principais confrontos entre o capitalismo e o socialismo.
4] Esta guerra foi um dos principais conflitos entre o capitalismo e o socialismo, sabendo-se disto e com as informações contidas na apresentação , responda:
Quais foram os 5 principais países protagonistas desta guerra e em que região do mundo ela se desembocou?
R: Os principais protagonistas foram : Coréia do Norte, Coréia do Sul, Estados Unidos, China e União Soviética.
Ela se desembocou no Sudeste da Ásia.
5] O que pode-se concluir sobre esta guerra?
R] Pode-se concluir que foi uma guerra que iniciou-se no sudeste asiático em 1950, quando a Coréia do Norte tentou uma unificação, um tanto quanto forçada, com a Coréia do Sul. Este ato se desembocou em um grande conflito com milhares de mortes, e envolveu as duas superpotências mundiais, EUA e URSS.
Terminou apenas em 1953, quando um acordo foi assinado, porém a tensão entre as duas Coréias continua até hoje.


INDIA E PAQUISTÃO

01= Como foi que começou esse guerra entre Índia e Paquistão?
R= Começou quando ficaram independentes e brigavam pelo controle da região da Caxemira.
02= Em que ano os dois países conseguiram independência?
R= Conseguiram independência no ano de 1947.
03= Aonde está localizada a Região da Caxemira?
R= A Caxemira é uma região localizada em meio às altas montanhas do Himalaia
04= Complete:
Os dois países são ex-colônias Britânicas
b) Quem dividiu a região da Caxemira para os dois países foi a ONU em 1947
c) A Índia tem a religião de maioria hindu e o Paquistão de maioria muçulmana
05= Atualmente como está a situação destes países?
R= Atualmente a Índia controla dois terços da região e acusa o Paquistão de treinar e armar os separatistas.


INVASÕES NO AFEGANISTÃO

1)Quem eram os mujaddin?
R=Eram guerrilheiros muçulmanos armados e apoiados pelos EUA, Irã e Paquistão.

2)O que contribuiu para agravar a crise interna soviética?
R=O que contribuiu foi a derrota para os mujaddin, pois os soviéticos gastaram tudo o que tinham em armamentos e mesmo assim não foi o suficiente para derrotar os muçulmanos afegãos.

3)Por quem foi realizada a primeira invasão? E em que ano isso ocorreu?
R=A primeira invasão foi realizada por Alexandre “o grande”, e isso ocorreu em 330 a.C.

4)Quantas invasões já ocorreram no Afeganistão?
R=O Afeganistão já foi invadido 4 vezes, uma pelos árabes, duas pelo norte e outra pelo leste (uma vez por Gerghis Khan, a outra por Tamerlão).

5)Quem comandou o ataque de 11 de setembro e quais as armas que ele usou?
R=Quem comandou o ataque foi Osama Bin Laden, e ele usou grandes aviões de passageiros, seqüestrados para atingir as Torres Gêmeas, causando assim a maior destruição de todos os tempos.


O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

1] O que significa OLP?
R] A OLP é a Organização para a Libertação da Palestina .
Essa organização tinha como um dos seus principais dirigentes Yasser Arafat, antigo lider da Al Fath.
2] Aonde ocorreram os conflitos entre árabes e israelenses?
R] Os conflitos ocorreram na Palestina, que se encontra no Oriente Médio.
3] Quem eram os extremistas?
R] Os extremistas eram, na maioria das vezes, judeus que eram contra a paz entre eles e os palestinos.


PRIMAVERA DE PRAGA

Qual foi o objetivo principal do movimento Primavera de Praga?
R: Seu principal objetivo foi mudar a estrutura social e política da Tchecoslováquia e dar espaço a um “socialismo com face humana”.

2) Qual foi reação da União Soviética ao saber do movimento em Praga?
R: Mandar as tropas do Pacto de Varsóvia invadir Praga por medo de perder o controle sobre a região e por temerem as consequencias geopolíticas da nova Tchecoslováquia.

A QUESTÃO DO MEZZOGIORNO

1] Por quantos estados o Mezzogiorno é formado? Quais são eles?
R] O Mezzogiorno é formado por 8 estados, ele compreende o sul da Itália.
Os estados são Molise, Abruzzo, Puglia, Campania, Basilicata, Calábria, Silicia e Sardegna.

2] O que aconteceu após o Plano Marshall entrar em vigor?
R] O norte italiano se desenvolveu rapidamente e com isso cresceram as diferenças sociais e estruturais entre o norte e o sul da Itália, possibilitando a aparição de Ligas separatistas no norte.

3] O que eram as ligas separatistas?
R] As ligas separatistas foram ligas que surgiram no norte da Itália.
Elas visavam a separação da Itália, pois argumentavam que o sul vivia as custas do norte e dos governos.
As principais Ligas eram a Liga Norte e a Liga Lombarda.

4] Assinale V nas alternativas verdadeiras e F nas alternativas Falsas:
( V ) O norte da Itália sempre foi a região mais desenvolvida da Itália e conseguiu ficar ainda mais desenvolvida após o Plano Marshall.
( V ) A Liga Lombarda e a Liga Norte buscavam a separação do norte e sul, pois acreditavam que o sul vivia às custas do norte.
( F ) A região conhecida por Mezzogiorno compreende o norte da Itália, a região mais desenvolvida da Itália.


A QUESTÃO DE QUEBEC

1)Qual foi a frase que o deputado canadense Yves Rocheleau disse que foi a maior polêmica no Parlamento?
R= A frase foi a seguinte “eu não sou canadense”.

2)O que era o FLQ?Em que ano surgiu e o que pretendia fazer?
R= A FLQ era Frente de Libertação do Quebec.Surgiu no final dos anos sessenta, e pretendia lutar com métodos violentos pela independência do Quebec.

3)Desde 1980,quantos referendos independentista o Partido Quebequense já convocou? E em que ano foi contratado o último?
R= O Partido Quebequense já convocou dois referendos independentista, e o último foi contratado em 1995, nos quais os partidários da separação foram derrotados por poucos décimos.

Quantos recrutas treinavam com armas de fogo em um acampamento ao norte de Montreal, segundo um antigo integrante da Milícia Patriótica?E por quem eram recrutados?
R= Mais ou menos uns 100 recrutas, e eram recrutados por um ex-membro da FLQ que atualmente é líder do Movimento de Libertação Nacional do Quebec (MLNQ), Raymond Villeneuve.


CUBA E A BASE DE GUANTÁNAMO

1] A base naval de Guantánamo foi estabelecida aonde e quando?
R: A base naval de Guantánamo foi estabelecida na costa sudeste de Cuba em 1898 e foi alugada aos Estados Unidos em 1903.

2] Atualmente, como está sendo utilizada a base de Guantánamo?
R: Ela está sendo utilizada como presídio para deter prisioneiros de operações militares como a que derrubou o regime Taleban no Afeganistão. São cerca de 660 presos.

3] Por que a base de Guantánamo está sendo alvo de polemicas entre EUA, União Européia e a ONU?
R: Os países alegam que os Estados Unidos não respeitam os direitos estabelecidos na Convenção de Genebra, a qual representa os direitos humanos internacionais. Porém os Estados Unidos alegam que os presos são “combatentes inimigos” e por isso não merecem esses direitos.


CONFLITO ENTRE O PERU E O EQUADOR

1)Responda V para Verdadeiro,F para Falso:
( F )O Peru e o Equador tem problemas fronteiriços desde o final do século XX.
( V )Para minimizar a tensão entre os dois países foi assinada uma ata no Rio de Janeiro.
( F )Em 1996, tropas peruanas ultrapassaram limites fonteiriços.

2)No que consistia o acordo assinado em Brasília 1998?
R: Consistia na pacificação da região, efetivando acordos comercias entre MERCOSUL e o Pacto Andino.

3) Qual o maior interesse do Brasil no cessar-fogo entre as duas nações?
R: Porque nas regiões disputadas se encontra a nascente do Rio Napo, um dos maiores afluentes da Bacia Amazônica.


A DOUTRINA BUSH E O EIXO DO MAL

Por quem foi utilizada a expressão “Eixo do Mal”? Em que discurso?
R= Foi utilizada pelo presidente George W. Bush, em seu discurso anual no congresso norte-americano em 2002.

2)Quais eram os Estados que faziam parte do Eixo do Mal?
R= Eram eles: Coréia do Norte,Irã,Iraque e mais tarde Cuba,Líbia e Síria.

3)Qual era a intenção dos EUA ao criar o documento conhecido como “Doutrina Bush”?
R= Sua intenção era agir militarmente, por conta própria e decisão unilateral em nome do direito de autodefesa, de maneira preventiva e antecipada: atacar antes e perguntar depois, com isso eles tinham como justificar os seus ataques.

Quais foram as implicações que o presidente norte-americano definiu o inimigo?
R= Em primeiro lugar: o abandono do multilaterismo.
Em segundo lugar: a erosão do consenso doméstico ditado pela união pública estadunidense.
Em terceiro lugar: evidencia-se um acentuado fortalecimento da ação militar.


A EXPLOSÃO DA VIOLÊNCIA NA COLÔMBIA

O que significa FARC ?
R= FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

2- O que significa ELN ?
R= Exército de Libertação Nacional

3- Os dois grupos Guerrilheiros espelham-se em quem?
R= Espelham-se na vitoriosa guerrilha cubana, liderada por Fidel Castro e Che Guevara.

4- Qual seria o real motivo de investimento norte-americano na Colômbia?
R= Pelo fato de 80 a 85% da cocaína consumida nos Estados Unidos serem produzidas na Colômbia.

5- O que é Narcotráfico?
R= Narcotráfico ou tráfico de drogas é o tráfico de substâncias ilícitas, entorpecentes.





domingo, 22 de março de 2009

As guerras mundiais e o pos guerra

Com a disputa incansável por novos territórios, os conflitos começaram a surgir.Com isso, destacam-se no cenário mundial 2 guerras.

A primeira guerra mundial ocorreu ente 1914 e 1918.A Inglaterra e a França se sentiram ameaçadas pela rápida evolução alemã, então juntamente com a Rússia, França e Inglaterra, se unem para impedir o avanço da nova potencia sobre os demais paises.A Alemanha acabou derrotada, alem disso a guerra trouxe como conseqüência inúmeros mortos e feridos.

A segunda guerra mundial ocorreu ente 1939 e 1945, pode-se dizer que a segunda guerra foi uma decorrência da primeira guerra.Já que com a derrota o povo germânico, perdeu território, foi proibido de fabricar materiais de guerra, além do que a economia praticamente paralisou, a inflação atingiu altos níveis e a população se viu humilhada, colocando em muitos o desejo de vingança.Um desses muitos, e talvez mais radicalista, foi Adolf Hitler, que adotou uma doutrina totalmente racista.A Alemanha aliada então a Itália e ao Japão formaram o grupo do Eixo entrou em guerra.Nazistas, matavam sem piedade milhões de judeus.Inglaterra e França continuaram se opondo aos germânico mas só puderam paralisar realmente a guerra com a ajuda dos Eua e da Rússia, que explodiram as bombas em Yroxima e Nagasaky, podo o Japão em uma situação enfraquecida e levando a guerra ao fim.

Com o fim desta guerra os verdadeiros vencedores foram os EUA e a Rússia que iniciaram então outra guerra...a guerra fria

quarta-feira, 18 de março de 2009

Oringem do capitalismo

Nos tempos medievais a terra era a principal riqueza que um homem poderia possuir, com isso a economia era basicamente agricola, a moeda era pouco utilizada.Com o tempo, os métodos de plantio foram evoluindo e as produções passaram a gerar excedentes que eram comercializados em feiras ao logo dos castelos.
Com o tempo o comércio começou a formar vilas, que aos poucos formaram novamente as cidades, como o fluxo de comercio era grande a moeda voltou a ser necessária.
É neste periodo que muitos estudiosos dizem q "nasceu" o capitalismo.Já que as tecnicas passsaram a evoluir continuamente e em um ritimo mais frequente onde os comerciantes (em sua classe burguesa) passaram a buscar o lucro.

Sendo assim o capitalismo é uma politica economica onde se busca o lucro antes e acima de tudo!

Pode -se considerar então q a busca por tecnologias tornou-se cada vez mais acirrada uma vez que quem detivesse mais técnologia poderia também conquistar um número maior de territorios, dominar mais povos e usufruir de mais materias primas.
O resultado disso, foram guerras e conflitos para que seu poder aumentasse

segunda-feira, 16 de março de 2009

Tornados em Santa Catarina - Estudos Regionais

SC na fronteira meteorológica
A explicação para o Estado sofrer tantos efeitos meteorológicos extremos é a
influência de massas de ar muito diferentes. Conforme Leandro Puchalski,  meteorologista da Central RBS, todo o Sul dopaís se encontra em uma fronteira meteorológica, recebendo tanto massas de arde origem  tropical – quentes e úmidas – quanto de origem polar – secas e frias. A ação das massas provoca grandes diferenças de  temperatura. Semana passada, sob a  influência de uma massa de ar quente e úmida, o Estado sofreu com as altas temperaturas. Em outras épocas apresenta frio intenso, devido às massas de ar frio e seco. O encontro dessas massas de ar opostas gera efeitos extremos. Temporais e ciclones, por exemplo, são 
gerados pelo encontro das massas.