sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

OCORRÊNCIAS CLIMÁTICAS

Por Luana Cechin - aluna da 1ª série do ensino médio

Este trabalho vem justamente oferecer sugestões e ideias que podem fazer você mudar o seu jeito de pensar e agir sobre nosso planeta e sobre as ocorrências climáticas. Às vezes a ideia de um desenvolvimento técnico que proporciona cada vez mais o bem estar e material pode levar o ser humano a ignorar as fragilidades da natureza. Os seres humanos não respeitam a natureza e utilizam benefícios próprios que a sociedade moderna criou em um mundo artificial, distante da natureza original que é transformada, constantemente. Ela derruba florestas, polui águas e o ar, extermina a fauna e a flora, modifica o solo. E tudo isso faz com que a natureza não suporte, daí ocorrem os terremotos, tsunamis, enchentes, vendavais, furacões, e outros fenômenos catastróficos. A exploração é tanta que daqui alguns anos teremos que aprender a viver sem a natureza, e procurar sobreviver aos desastres ou morrer, e assim acabando a vida na terra. Assim como os dinossauros e outros animais estão extintos, nós a raça humana também poderemos sê-lo. Afinal o nosso grande desafio para os próximos anos será considerar os elementos de natureza aliados, e não meros recursos explorados.
Percebam os acontecimentos recentes - Terremotos provocam tsunamis nas ilhas Samoa e Samoa Americanas. Um terremoto de 8 graus na escala Richter ocorrido nos dias 29 de Setembro de 2009, às seis horas e quarenta e oito minutos locais, quatorze e quarenta e oito horas de Brasília, a 160 km a sul de Apia, Samoa, provocou uma onda de pelo menos 3m que atingiu as ilhas Samoa e Samoa Americana. O tremor foi detectado a 18 km de profundidade, numa região onda a placa do pacífico vai de encontro com a placa da Austrália, a 86 mm/ano. Provocou a morte de pelo menos 63 pessoas na costa das ilhas Samoa ,Samoa Americana e Fuji.O mar avançou mais de 100m na Samoa Americanas. Terremoto na Indonésia. Foi um terremoto de magnitude 7,0 registrado no dia 24/10/09, na Indonésia. Ocorreu a uma profundidade de 148 km e teve como epicentro Banda Sea, distante 222 km a noroeste de Saumlaki nas ilhas indonésia de Tanimbar.
Consequências climáticas: Chuva: enquanto algumas regiões devem sofrer com o excesso de chuva, outras poderão sofrer com a falta da mesma. Haverá menos água potável para o consumo humano. Nível do mar: o nível do mar vai subir 1%porque a água vai se expandir e ocupar espaço, por causa do aumento da temperatura global. porque o gelo e as geleiras dos lugares mais frios do planeta, como a Groelândia e Antártida, já estão derretendo e se misturando ao mar. Agricultura:o aumento da temperatura e a redução das chuvas diminuirá a produção de cereais ,e outros alimentos ,afetando assim a economia nas regiões fortemente abaladas. Doenças: poderá aumentar a incidência doenças típicas de países em desenvolvimento, como malaria e a dengue. Floresta tropical: pode-se levar a extinção de grandes áreas de florestas tropicais no Brasil e em outros países. Biodiversidade: qualquer mudança, por menor que seja, pode ser devastadora. Muitas espécies de plantas e animais se adaptariam ou mudariam com a alteração do clima , mas muitas desapareceriam.
Diante a complexidade da realidade perante as ocorrências climáticas, que vem atingindo nosso planeta, sinto-me no dever de dizer que a vida de milhares de pessoas está em risco por decorrência de cada um dos acontecimentos climáticos que tem uma dinâmica diferente e um impacto único, mas todos merecem igual atenção dos responsáveis pela coordenação de desastres e gestão de riscos. Isto é decorrente da ação do homem junto à natureza. O homem parece não ter noção do estrago que está fazendo na beleza natural do nosso planeta. Mesmo que paremos de fazer queimadas, derrubar árvores e usar combustíveis fósseis, o clima da terra irá mudar de forma mais radical do que imaginamos, e, ainda vamos sofrer as conseqüências dos abusos já feitos ao meio ambiente.

Temos que nos conscientizar que a vida no planeta está correndo o risco de acabar por culpa do homem, não precisamos esperar o outro começar a cuidar, para nós nos tocarmos e cairmos na real, que corremos risco de vida. Assim como a educação começa em casa, a conscientização começa na cabeça de cada pessoa que quer ver um mundo mais justo e saudável. Então pare e pense o que queremos para o futuro do nosso planeta?

Fontes bibliográficas:
HTTP://icatorze.wordpeess.com, www.estadao.com.br/noticias,
www.últimosegundo.ig.com.br, www.ipt.be/noticias_interna.php