domingo, 22 de março de 2009

As guerras mundiais e o pos guerra

Com a disputa incansável por novos territórios, os conflitos começaram a surgir.Com isso, destacam-se no cenário mundial 2 guerras.

A primeira guerra mundial ocorreu ente 1914 e 1918.A Inglaterra e a França se sentiram ameaçadas pela rápida evolução alemã, então juntamente com a Rússia, França e Inglaterra, se unem para impedir o avanço da nova potencia sobre os demais paises.A Alemanha acabou derrotada, alem disso a guerra trouxe como conseqüência inúmeros mortos e feridos.

A segunda guerra mundial ocorreu ente 1939 e 1945, pode-se dizer que a segunda guerra foi uma decorrência da primeira guerra.Já que com a derrota o povo germânico, perdeu território, foi proibido de fabricar materiais de guerra, além do que a economia praticamente paralisou, a inflação atingiu altos níveis e a população se viu humilhada, colocando em muitos o desejo de vingança.Um desses muitos, e talvez mais radicalista, foi Adolf Hitler, que adotou uma doutrina totalmente racista.A Alemanha aliada então a Itália e ao Japão formaram o grupo do Eixo entrou em guerra.Nazistas, matavam sem piedade milhões de judeus.Inglaterra e França continuaram se opondo aos germânico mas só puderam paralisar realmente a guerra com a ajuda dos Eua e da Rússia, que explodiram as bombas em Yroxima e Nagasaky, podo o Japão em uma situação enfraquecida e levando a guerra ao fim.

Com o fim desta guerra os verdadeiros vencedores foram os EUA e a Rússia que iniciaram então outra guerra...a guerra fria

quarta-feira, 18 de março de 2009

Oringem do capitalismo

Nos tempos medievais a terra era a principal riqueza que um homem poderia possuir, com isso a economia era basicamente agricola, a moeda era pouco utilizada.Com o tempo, os métodos de plantio foram evoluindo e as produções passaram a gerar excedentes que eram comercializados em feiras ao logo dos castelos.
Com o tempo o comércio começou a formar vilas, que aos poucos formaram novamente as cidades, como o fluxo de comercio era grande a moeda voltou a ser necessária.
É neste periodo que muitos estudiosos dizem q "nasceu" o capitalismo.Já que as tecnicas passsaram a evoluir continuamente e em um ritimo mais frequente onde os comerciantes (em sua classe burguesa) passaram a buscar o lucro.

Sendo assim o capitalismo é uma politica economica onde se busca o lucro antes e acima de tudo!

Pode -se considerar então q a busca por tecnologias tornou-se cada vez mais acirrada uma vez que quem detivesse mais técnologia poderia também conquistar um número maior de territorios, dominar mais povos e usufruir de mais materias primas.
O resultado disso, foram guerras e conflitos para que seu poder aumentasse

segunda-feira, 16 de março de 2009

Tornados em Santa Catarina - Estudos Regionais

SC na fronteira meteorológica
A explicação para o Estado sofrer tantos efeitos meteorológicos extremos é a
influência de massas de ar muito diferentes. Conforme Leandro Puchalski,  meteorologista da Central RBS, todo o Sul dopaís se encontra em uma fronteira meteorológica, recebendo tanto massas de arde origem  tropical – quentes e úmidas – quanto de origem polar – secas e frias. A ação das massas provoca grandes diferenças de  temperatura. Semana passada, sob a  influência de uma massa de ar quente e úmida, o Estado sofreu com as altas temperaturas. Em outras épocas apresenta frio intenso, devido às massas de ar frio e seco. O encontro dessas massas de ar opostas gera efeitos extremos. Temporais e ciclones, por exemplo, são 
gerados pelo encontro das massas.